Três homens morreram na noite desta quarta-feira (18), durante uma troca de tiros com policiais da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) na rua Santa Bárbara, Comunidade Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. O confronto ocorreu após os criminosos serem surpreendidos por policiais da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) enquanto se dirigiam ao local com a intenção de eliminar rivais de outra facção.
De acordo com informações preliminares, ao perceberem a presença da guarnição, os suspeitos começaram a atirar contra os policiais, que solicitaram reforço. Várias viaturas da Rocam foram enviadas para o local, e os agentes revidaram os disparos. O tiroteio terminou com a morte dos três homens.
Os policiais chegaram a levar os suspeitos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales, mas eles foram declarados mortos na chegada. Nenhum policial ficou ferido durante a ação.
Na ocorrência os policiais apreenderam três armas de fogo, munições e um veículo com restrição. Ao todo, foram apreendidas durante a ação duas pistolas calibre 40, um revólver calibre 38, 47 munições calibre 9, 34 munições calibre 40, e cinco munições calibre 38, além de quatro coletes balísticos e dois aparelhos celulares também foram apreendidos.
De acordo com o comandante da Rocam, tenente-coronel PM Jackson Ribeiro, por volta das 20h, a equipe policial recebeu denúncia, via Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom), para prestarem apoio aos PMs da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). A denúncia apontava que a equipe da 20ª Cicom tinha sido recebida a tiros, durante patrulhamento na rua Jardim Primavera, comunidade Parque São Pedro.
"Em incursão no local, as equipes encontraram os infratores que agrediram as equipes da 20ª Cicom, e esses infratores dispararam contra a nossa equipe. Então, nós precisamos revidar a injusta agressão, vindo a atingir três infratores no local. Esta é mais uma ação da Polícia Militar de combate à criminalidade organizada, através do comando de policiamento especializado", relatou o comandante da Rocam.
Mesmo após serem rapidamente socorridos e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles, os criminosos não resistiram e foram a óbito.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).