Pauderney Avelino estava desde o início deste ano como deputado federal na vaga deixada por Fausto Jr., que se licenciou do mandato para assumir como secretário de Wilson Lima.
O deputado federal Fausto Jr. (UB) anunciou que deve retomar o mandato como representante do Amazonas em Brasília. Até então, a cadeira dele está sendo ocupada, desde janeiro deste ano, pelo suplente Pauderney Avelino, ex-presidente estadual do UB no Amazonas.
Enquanto Fausto avisava a todos, nessa terça-feira (30), sobre seu retorno à Câmara federal, Pauderney cumpria tranquilamente agenda em Brasília. Ontem, em suas redes sociais, o parlamentar divulgou encontros com representantes da Defensoria Pública do Amazonas e também reunião com a bancada federal do UB no Congresso Nacional.
Com o desligamento de Fausto do comando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Amazonas, Pauderney terá de arrumar as malas.
Como primeiro suplente do União Brasil, a única chance de Pauderney permanecer como deputado em Brasília, nessa legislatura, é em caso de o deputado estadual Saullo Vianna se licenciar do mandato.
Nesse caso, Saullo poderia assumir uma secretaria na gestão de David Almeida (Avante), o que tem ganhando força nos bastidores após a reeleição do prefeito. Mas, ao Portal AM1, na última terça-feira (29), Saullo negou os rumores de que irá compor o secretariado de David.
Embora esteja eleito pelo UB, Saullo corre o risco de perder o mandato, caso o presidente estadual do partido no Amazonas, governador Wilson Lima, decida acionar o Conselho de Ética contra Saullo por infidelidade partidária, já que o deputado não seguiu orientações do partido nas eleições municipais de 2024.
Em vez de apoiar o candidato do UB a prefeito de Manaus, Roberto Cidade, Saullo apoiou a reeleição de David.
Pauderney travava uma briga com o governador Wilson Lima pelo comando do UB no Amazonas. A Justiça chegou a anular a convenção que reelegeu Pauderney no comando do partido.
A ação foi movida por vários filiados do UB ligados diretamente ao governador. Após meses de briga, Wilson convenceu Fausto a se licenciar do cargo, assumir uma secretaria e deixar Pauderney com a cadeira de deputado, mesmo que provisoriamente.
Agora, quase 10 meses após a experiência no secretariado, Fausto quer de volta o mandato, que, na verdade, nunca deixou de ser dele.