Seja bem-vindo
Manaus,04/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Candidatos à Prefeitura de Manaus intensificam campanha na reta final do primeiro turno


Candidatos à Prefeitura de Manaus intensificam campanha na reta final do primeiro turno

Na reta final da campanha, os sete candidatos à Prefeitura de Manaus intensificam as atividades para alcançar o segundo turno. Na agenda constam caminhadas em zonas mais populosas como a zona leste e a norte, reuniões, e participação em debate televisivo, com a intenção de conseguir a atenção do eleitor manauara.

Nessa terça-feira (02/10), ocorreu o penúltimo debate televisivo, promovido pela TV A Crítica. Estiveram presentes os candidatos Alberto Neto (PL), Amom Mandel (Cidadania) e Marcelo Ramos (PT). David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (União Brasil) não compareceram. O último debate acontece amanhã  (03/10) e será transmitido pela Rede Amazônica. 

O cientista político e advogado Helso Ribeiro, acredita que a reta final de campanha planejada pelas equipes de campanha dos candidatos deve ser intensificada em passeatas, principalmente nas zonas mais populosas.

“Algumas pesquisas que na verdade mostram apenas o cenário eleitoral naquele momento, mostram que ainda existem muitos eleitores que ainda não tem o nome certo para votar ou podem ainda mudar o voto. E nesse cenário, naturalmente, as zonas mais populosas como a Leste e a Norte em Manaus são sempre mais buscadas. Acredito que eles irão seguir nesse sentido e buscar subir a pequena diferença que aponta pelo menos entre três candidatos”, refletiu o estudioso.

Ribeiro destaca, ainda, o cenário de debate técnico, mostrado em pesquisas, entre três candidatos: Amom Mandel, Roberto Cidade e Alberto Neto. “Embora as pesquisas mostrem isso, não significa exatamente que um dos três irá para o segundo turno. Mas é claro que tudo isso é visto com muita atenção pelos candidatos e por suas equipes de campanha”. 

Votos úteis

O cientista político, advogado e atual presidente da Comissão Amazonas de Combate à Corrupção, Carlos Santiago, ressalta que a maioria dos candidatos vai em busca dos votos úteis, termo utilizado para explicar que um eleitor optou em votar em alguém que aparentemente vai para o segundo turno.

“Às vezes o objetivo é que um adversário não ganhe de forma alguma e, por isso, vota em outro candidato que tem mais chance de ganhar. Importante destacar que todos os votos têm o mesmo peso, ou seja, a dona Maria que vive na periferia de Manaus tem o mesmo peso de voto do que outra pessoa que teve acesso à universidade ou é concursado, por exemplo”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.