Seja bem-vindo
Manaus,04/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Comandantes da Rocam e do COE são exonerados depois de recomendação do Ministério Público


Comandantes da Rocam e do COE são exonerados depois de recomendação do Ministério Público

O comandante do Comando de Operações Especiais (COE), capitão Guilherme Navarro Barbosa Martins, e o comandante do pelotão Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), tenente-coronel Jackson Ribeiro dos Santos, foram exonerados das funções. O comando da Polícia Militar do Amazonas acatou notificação recomendatória do promotor da Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), Armando Gurgel. Os dois foram flagrados em um vídeo tramando ara favorecer a candidata Brena Dianná (União Brasil) na campanha pela Prefeitura de Parintins.

A recomendação do promotor ao comandante-geral Klinger Paiva é que eles sejam incorporados em funções administrativas, que lhes sejam retirados os armamentos e o exercício de suas funções enquanto são apuradas suas condutas junto à Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD-PMAM).

A motivação para a decisão do promotor é o vídeo de uma reunião envolvendo o presidente da Cosama, Armando Silva do Vale, e os secretários de estado Fabrício Rogério Cyrino Barbosa, Flávio Antony, Marcos Araújo Apolo Muniz de Araújo, e os militares.

Conforme a notificação recomendatória do promotor, pelo vídeo é possível extrair dos diálogos que as falas registram um relacionamento de ações alinhadas com o coronel Francisco Magno Judiss (agora ex-comandante do 11° BPMAM Parintins), voltadas para o uso da força policial militar para atos de coerção ou coação de eleitores daquele município em favor de uma candidata à prefeita no pleito, relatando, ainda, o uso de gravações telefônicas.

De acordo com Gurgel, é uma medida excepcional, dada a urgência, dimensão do caso e proximidade do pleito eleitoral em que se contextualizam os fatos.

No início da tarde, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva, informou que, assim que recebeu a notificação da Proceap, já providenciou o processo de exoneração dos oficiais.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.