A Justiça Eleitoral do Amazonas notificou Valcileia Maciel, candidata à prefeitura de Manacapuru, sobre a necessidade do pagamento de uma multa no valor de R$ 100 mil devido a irregularidades na campanha de 2020, quando foi eleita vice-prefeita. A cobrança foi publicada no DiĂĄrio Oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na Ășltima quinta-feira (26/09).
Segundo o TRE-AM, Valcileia desrespeitou as normas sanitĂĄrias da pandemia de Covid-19 ao promover eventos como comĂcios e carreatas, causando aglomerações.
De acordo com a publicação, a multa deve ser paga em atĂ© 30 dias. Caso contrĂĄrio, sanções poderão ser aplicadas, como o bloqueio de bens e medidas legais adicionais.
Valcileia ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para contestar a decisão. A cobrança, publicada no DiĂĄrio da Justiça, destacou que o processo jĂĄ esgotou todas as possibilidades de recurso dentro do órgão estadual.
Apesar da multa e das sanções, Valcileia segue como candidata à prefeitura de Manacapuru, com o apoio do atual prefeito Beto D'??ngelo, que não pode concorrer à reeleição.
O Toda Hora procurou a candidata para solicitar um posicionamento referente às acusações, mas atĂ© a publicação desta matĂ©ria não obteve resposta.