A anĂĄlise aponta que, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, jĂĄ se observa a desaceleração do crescimento dos casos graves de SRAG por Sars-CoV-2. JĂĄ as ocorrĂȘncias de SRAG por rinovĂrus, que atingem principalmente crianças e adolescentes de atĂ© 14 anos, mantĂȘm a desaceleração ou queda em grande parte dos estados da região Centro-Sul e Nordeste, exceto no CearĂĄ e Pernambuco, que ainda apresentam aumento do vĂrus.
Apesar da diminuição do crescimento dos casos graves, o estudo mostra que a covid-19 ainda Ă© a principal causa de mortalidade por sĂndrome respiratória entre os idosos, seguida pela influenza A.
"?? muito importante que todos os idosos e pessoas dos grupos de risco busquem o posto de saĂșde e se vacinem contra a covid-19", ressaltou a pesquisadora do Programa de Computação CientĂfica da Fiocruz e do InfoGripe Tatiana Portella.
"Em relação às recomendações, Ă© importante sempre usar mĂĄscaras em locais fechados com maior aglomeração de pessoas e dentro dos postos de saĂșde. Para as pessoas que moram em estados da Região Norte com aumento de casos de SĂndrome Respiratória Aguda Grave, Ă© tambĂ©m importante lembrar que jĂĄ começou a campanha de vacinação contra a influenza A. Então todas as pessoas elegĂveis a tomarem essa vacina devem buscar vacinar contra o vĂrus", orienta a pesquisadora.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br