A reunião com Cyril Ramaphosa, da Ăfrica do Sul, Ă© o primeiro compromisso do dia, às 9h30, horĂĄrio de BrasĂlia. JĂĄ o encontro com Gustavo Pedro, da Colômbia, acontece às 12h. O Ășltimo encontro bilateral, com Bernardo ArĂ©valo, da Guatemala, acontece às 12h30. Todos os compromissos do dia acontecem na Sede das Nações Unidas.
Ainda pela manhã, Lula tambĂ©m participa da Sessão de Abertura da Reunião Ministerial do G20. Pela primeira vez, uma reunião do G20 ocorrerĂĄ na sede das Nações Unidas, em Nova York, com a participação aberta a todos os membros da ONU.
O Brasil preside o bloco desde setembro do ano passado e vai liderar o bloco atĂ© novembro deste ano. Seu discurso na abertura da Assembleia Geral, inclusive, refletiu os temas prioritĂĄrios do Brasil no G20: o combate às desigualdades e à fome, o enfrentamento às mudanças climĂĄticas e a reforma das instituições de governança global.
"Hoje o mundo produz alimentos mais do que suficientes para erradicĂĄ-la. O que falta Ă© criar condições de acesso aos alimentos", disse Lula em seu discurso nessa terça-feira (24). "A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que lançaremos no Rio de Janeiro em novembro, nasce dessa vontade polĂtica e desse espĂrito de solidariedade. Ela serĂĄ um dos principais resultados da presidĂȘncia brasileira do G20 e estĂĄ aberta a todos os paĂses do mundo", completou.
Antes de embarcar de volta para BrasĂlia, o presidente brasileiro deve conceder uma coletiva de imprensa para fazer um balanço da viagem.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br