Duas pessoas morreram, trĂȘs ainda estão hospitalizadas e apenas um paciente teve alta. Elas são dos municĂpios de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e CĂcero Dantas.
Em 2023, foram registrados dois casos de botulismo na Bahia, sendo ambos em Feira de Santana.
Em vĂdeo divulgado no site da Secretaria de SaĂșde do Estado da Bahia, a coordenadora de Doenças e Agravos TransmissĂveis, Eleuzina Falcão, ressaltou que por se tratar de uma doença grave, um caso jĂĄ seria considerado surto. Ela pede que a população fique atenta aos sintomas, especialmente a uma eventual paralisa muscular repentina.
"?? fundamental tambĂ©m redobrar o cuidado com alimentos e bebidas. Verificar prazo de validade, selo de qualidade, lata estufada, vidros embaçados", alerta Eleuzina.
De acordo com o glossĂĄrio do MinistĂ©rio da SaĂșde, o botulismo Ă© uma doença neuroparalĂtica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactĂ©ria Clostridium botulinum (C botulinum). O agente etiológico entra no organismo por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados que não tĂȘm produção e/ou conservação adequada.
Sua notificação Ă© compulsória e imediata (em atĂ© 24 horas) para que as ações de vigilância sejam realizadas em tempo de prevenir outros casos. A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br