A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), diante das informações sobre a possibilidade de aumentar o nĂșmero de passageiros no Aeroporto Santos Dumont, esclareceu, nessa quarta-feira (18), que nenhuma decisão de ampliar ou não o nĂșmero de passageiros no Santos Dumont serĂĄ efetivada sem que haja amplo diĂĄlogo com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e demais autoridades estaduais, com todo setor da aviação e sociedade civil.
De acordo com a SAC, o que estĂĄ sendo discutido neste momento Ă© o fortalecimento da aviação no estado do Rio de Janeiro. "Queremos continuar trabalhando para ampliar o nĂșmero de passageiros no Rio. Não hĂĄ qualquer decisão ou determinação da Secretaria Nacional de Aviação Civil para flexibilizar a capacidade do aeroporto Santos Dumont".
A secretaria destacou tambĂ©m que, conforme alinhamento com o Tribunal de Contas da União (TCU), que instrui processo de representação relacionado à restrição operacional no Santos Dumont, e, de acordo com a diretriz de polĂtica pĂșblica estabelecida buscando melhorar a qualidade de serviço no aeroporto, o MinistĂ©rio de Portos e Aeroportos monitora continuamente os impactos da referida polĂtica.
Segundo a SAC, o ofĂcio com a proposta sugerida pelo TCU foi apenas para consulta e avaliação da AgĂȘncia Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero. "Isso não significa autorização da flexibilização do nĂșmero de passageiros no aeroporto Santos Dumont". diz ainda o órgão. O documento propõe que o Santos Dumont retome o nĂșmero de dez milhões de passageiros por ano.
A AgĂȘncia Nacional de Aviação Civil (Anac) informou tambĂ©m que não existe nenhuma determinação para a proposta, enviada pela SAC à Anac. "A medida tem apenas o carĂĄter de consulta preliminar. Não hĂĄ qualquer decisão ou determinação quanto à flexibilização da capacidade do Aeroporto Santos Dumont". esclareceu.
TambĂ©m nessa quarta-feira, a Federação das IndĂșstrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) divulgaram nota conjunta, em que repudiam o aumento do nĂșmero de passageiros no Aeroporto Santos Dumont por colocar em risco a qualidade das suas operações e a viabilidade do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).
De acordo com as entidades da indĂșstria e do comĂ©rcio, a limitação do nĂșmero de passageiros em atĂ© 6,5 milhões por ano no Aeroporto Santos Dumont, medida tomada em 2023, permitiu o equilĂbrio econômico e de usabilidade dos dois aeroportos.
"Essa iniciativa - defendida pelo governo do Estado, prefeitura e entidades empresariais, entre elas a Firjan e a ACRJ - resultou em segurança, conforto e racionalidade no Santos Dumont e na possibilidade de voos em conexão internacional no Galeão, permitindo que o Rio de Janeiro voltasse a ser porta de entrada de grande parte dos voos internacionais que chegam ao Brasil".
O nĂșmero de passageiros no Galeão subiu 94% no primeiro semestre deste ano em relação aos seis primeiros meses de 2023. Com relação ao transporte de cargas nesse aeroporto, o aumento foi de 38% no mesmo perĂodo. Estudo da Firjan aponta que o funcionamento eficiente dos dois aeroportos Ă© capaz de gerar R$ 4,5 bilhões por ano na economia fluminense.