Seja bem-vindo
Manaus,16/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Festival de Parintins é reconhecido como Patrimônio da Cultura Nacional

O Festival se junta ao outros Patrimônios Culturais reconhecidos nacionalmente, como as escolas de samba, o forró e as festas juninas


Festival de Parintins é reconhecido como Patrimônio da Cultura Nacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nessa quarta-feira (04), a lei que reconhece o Festival Folclórico de Parintins, protagonizado pelos Bois Garantido e Caprichoso, como uma manifestação da cultura nacional.

“É sempre fundamental aprovarmos leis como esta, que valorizam e fortalecem a cultura brasileira. Hoje, o Festival de Parintins é um patrimônio cultural do Brasil, mas podemos trabalhar para que também seja reconhecido pela Unesco, ganhando destaque internacional”, afirmou Lula.

O presidente agradeceu aos parlamentares que apoiaram e aprovaram a proposta no Congresso Nacional, destacando a importância de consolidar legalmente a “festa festas grandiosa, já consagrada na cultura brasileira.”

A ministra do Turismo substituta, Ana Carla Lopes, que representou o ministro Celso Sabino no evento, reforçou a importância de valorizar a identidade cultural na construção da imagem de um país. 

“É muito mais do que uma lei! É o resgate de uma cultura na Festa de Parintins. É algo muito significativo para nós, do Norte do país, termos nossas tradições e manifestações reconhecidas nacionalmente. E, claro, que também são atrativos que atraem visitantes de todo o mundo promovendo o desenvolvimento das nossas cidades”, disse.

Reconhecimento dos Bois-Bumbás

Há mais de 50 anos, Festival Folclórico de Parintins promove a competição entre dois bois-bumbás: o Garantido, com sua cor vermelha, e o Caprichoso, representado pela cor azul. Durante as três noites de apresentações, as agremiações encenam uma rica fusão de teatro, dança, música e elementos visuais, inspirados nas lendas amazônicas, na cultura indígena e nas tradições caboclas.

Nas redes sociais, os bois Garantido e Caprichoso celebraram a oficialização do festival.

"O Boi do Povão é oficialmente Manifestação da Cultura Nacional. 🐮♥️ Orgulhoso de representar o folclore e a tradição, o Garantido agradece por este dia histórico, que traz enorme reconhecimento para a cultura do Norte. Que os tambores da floresta ecoem por todo o Brasil", declarou o boi vermelho e branco.
O Boi Caprichoso, por sua vez, destacou que "a estrela do Caprichoso brilhará ainda mais forte, levando consigo um título de grande relevância que exalta a rica cultura de Parintins e consagra o festival como um patrimônio valioso para o Brasil."

Festival do Pavulagem 

O Arraial do Pavulagem, outra importante manifestação cultural do Norte também foi reconhecida como Patrimônio Cultural Nacional. A festividade acontece em Belém, no Pará, durante os meses de junho e julho e no arrastão do Círio, em outubro. 

O evento realiza uma espécie de mistura de dança, música e desfiles coloridos, arrastando um público entoando as toadas do boi e os ritmos tradicionais do carimbó, marabaixo e cirandas, todos representativos das tradições amazônicas.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.