"?? uma honra ser militar, Ă© mais que um incentivo nas nossas vidas e nos ajuda a focar, simplesmente, no esporte", disse Beatriz após o evento. Ela, Guilherme e NatĂĄlia fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento, que Ă© uma iniciativa de incentivo ao esporte nacional do MinistĂ©rio da Defesa.
NotĂcias relacionadas:
- Atletas brasileiras fecham Jogos de Paris com desempenho histórico.
- Brasileiros em Paris: trĂȘs ouros e quase recorde no nĂșmero de pódios.
Após a aprovação, os atletas passam a ser militares temporĂĄrios por um perĂodo de atĂ© oito anos e a ter benefĂcios como apoio mĂ©dico, fisioterapia, psicologia esportiva, nutricionista e acesso as instalações esportivas do ExĂ©rcito para treinamento. Apenas no ExĂ©rcito, 165 atletas de diversas modalidades recebem apoio, incluindo boxe, natação, judô, pentatlo moderno, esgrima, tiro e atletismo.
A Medalha ExĂ©rcito Brasileiro Ă© destinada a distinguir cidadãos que tenham praticado ações de destaque ou serviços relevantes em prol da Força. Outras autoridades e organizações civis e militares, nacionais e estrangeiras, tambĂ©m foram condecoradas hoje.
Em publicação na rede social X (antigo Twitter), o presidente Lula disse que tem "orgulho dos nossos atletas que lutaram com garra para trazer medalhas para o Brasil".
Tive a honra de condecorar nossos medalhistas olĂmpicos Beatriz Souza e Guilherme Schimidt, do judô, e NatĂĄlia Pereira, do vôlei, neste Dia do Soldado. Orgulho dos nossos atletas que lutaram com garra para trazer medalhas para o Brasil. ""
" Lula (@LulaOficial) August 22, 2024
" @ricardostuckert pic.twitter.com/J46wg7BTqv
O evento ainda homenageou os cerca de 34 mil militares envolvidos no resgate de mais de 71 mil pessoas e 10 mil animais no Rio Grande do Sul, após as enchentes que devastaram o estado nos meses de abril e maio. O 2° Batalhão de Aviação do ExĂ©rcito recebeu a insĂgnia de bandeira da Medalha do Pacificador, em reconhecimento aos esforços de resgate e transporte na região. Esta condecoração Ă© concedida a militares e civis brasileiros que, em tempo de paz, no exercĂcio de suas funções ou no cumprimento de missões de carĂĄter militar, tenham se distinguido por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida.
AlĂ©m do presidente Lula, estavam presentes os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG, e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o ministro da Defesa, JosĂ© MĂșcio, outros ministros de Estado e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), entre outras autoridades civis e militares.
O Dia do Soldado homenageia o nascimento do marechal LuĂs Alves de Lima e Silva, em 25 de agosto de 1803, o Duque de Caxias, patrono do ExĂ©rcito.
agenciabrasil.ebc.com.br