A disputa pela prefeitura de Manaus está cada vez mais acirrada e competitiva, com uma mudança significativa que merece destaque: a ultrapassagem de Roberto Cidade sobre Amom Mandel.
Se a eleição para a prefeitura de Manaus fosse hoje, David Almeida e Roberto Cidade estariam no segundo turno.
Essa é a principal revelação do quinto estudo divulgado pelo Direto ao Ponto Pesquisas nesta sexta-feira (23), que traz uma reviravolta no cenário eleitoral com Roberto Cidade superando Amom Mandel pela primeira vez.
A corrida eleitoral segue aberta e ainda é cedo para cravar quem será o próximo prefeito de Manaus.
O potencial de votos dos três principais players da disputa aponta que há muito campo para crescimento de todos.
Basta saber quem terá mais sucesso em suas estratégias.
Por enquanto a máquina e o grupo político vem pesando e fazendo a diferença a favor de David e Cidade.
O instituto apresentou um cenário de pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, além de pesquisas sobre o potencial de voto.
" David Almeida (Avante): 31,6%
" Amom Mandel (Cidadania): 17,9%
" Capitão Alberto Neto (PL): 12,7%
" Marcelo Ramos (PT): 5,0%
" Wilker Barreto (Mobiliza): 1,4%
" Gilberto Vasconcelos (PSTU): 0,6%
" Não sabe/Não respondeu: 7,3%
" Branco/Nulo: 5,0%
Em comparação com os resultados da pesquisa do Direto ao Ponto realizada em julho, David Almeida, Roberto Cidade e Capitão Alberto Neto registraram um crescimento.
David cresceu 1,7%, Cidade cresceu 2,6% e Alberto Neto cresceu 3,1%.
Amom Mandel, Marcelo Ramos e Wilker Barreto, por outro lado, caíram nas intenções de voto.
Amom registrou uma queda de 1,4% nas intenções de voto, Ramos teve uma queda de 0,8%, enquanto Wilker caiu 1%.
Entre os pré-candidatos, Marcelo Ramos é o mais rejeitado.
" Marcelo Ramos: 48,4%
" Wilker Barreto: 43,7%
" David Almeida: 36,7%
" Roberto Cidade: 32,2%
" Capitão Alberto Neto: 31,8%
* "Gilberto Vasconcelos: 25,4%
" Amom Mandel: 24,3%
A pesquisa ainda aponta que 54,2% dos eleitores dizem que estão totalmente decididos em relação ao seu voto para prefeito de Manaus.
Os que dizem seu voto ainda pode mudar são 40,3%.
5,5% dos eleitores não souberam responder.
O potencial de votos de um candidato refere-se à capacidade de atrair eleitores além de sua base atual de apoio.
Ele mede não apenas a intenção de voto declarada, mas também a simpatia e a possibilidade de conquista de eleitores indecisos ou de outros candidatos.
O prefeito, candidato a reeleição, conta com 28,4% daqueles que votariam nele com certeza e 28,0% que poderiam votar.
Apenas 5,9% afirmam não conhecer ou conhecer pouco David.
Total do potencial de voto: 62,3%.
Roberto Cidade conta com 16,6% daqueles que votariam nele com certeza e 21,7% que poderiam votar.
28,8% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Roberto Cidade.
Total do potencial de voto: 67,1%.
Amom Mandel tem 16,7% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 20,5% que poderiam votar.
37,1% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Amom.
Total do potencial de voto: 74,3%.
Capitão Alberto Neto tem 12,0% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 18,0% que poderiam votar.
37,1% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Alberto Neto.
Total do potencial de voto: 67,1%.
Marcelo Ramos tem 5,3% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 23,1% que poderiam votar.
22,5% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Marcelo Ramos.
Total do potencial de voto: 50,9%.
Wilker Barreto tem 2,0% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 11,1% que poderiam votar.
43,7% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Wilker.
Total do potencial de voto: 56,8%.
Gilberto Vasconcelos tem 0,8% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 7,1% que poderiam votar.
65,8% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Gilberto Vasconcelos.
Total do potencial de voto: 73,7%.
O potencial de voto dos candidatos pode crescer através de diversos fatores, como uma imagem pessoal carismática e propostas claras e relevantes.
Apoios políticos e alianças estratégicas também fortalecem a campanha, assim como uma presença eficaz nas redes sociais e mídia tradicional.
A habilidade de mobilizar apoiadores e lidar com crises pode influenciar positivamente a percepção dos eleitores.
Desempenhos em debates e a comunicação eficaz são cruciais, além de uma participação ativa na campanha e a presença nas ruas.
O potencial de votos de um candidato também pode diminuir durante uma eleição por diversos motivos.
Revelações de escândalos, controvérsias ou má conduta, seja na vida pessoal ou política do candidato, podem afastar eleitores que antes o apoiavam.
Uma campanha mal executada, ataques eficazes de adversários, um desempenho fraco em debates, entrevistas ou eventos públicos, a perda de apoios importantes, se os eleitores começarem a perceber que o candidato tem poucas chances de vencer, alguns podem migrar para outros candidatos considerados mais viáveis.
Esses fatores, isoladamente ou em conjunto, podem contribuir para a diminuição do potencial de votos de um candidato ao longo de uma eleição.
O Direto ao Ponto Pesquisas ouviu presencialmente 830 eleitores em Manaus, nas seis zonas eleitorais, entre os dias 16 e 20 de agosto.
A margem de erro é de 3,5%, com um grau de confiabilidade de 95,5%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número AM-07279/2024.