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Modelo do avião que caiu em Vinhedo é semelhante ao de outros acidentes na Ásia

Por Redação - [email protected]

09/08/2024 às 18:05:00 - Atualizado há
 - Foto: g1.globo.com

O avião que caiu em Vinhedo era do modelo ATR 72-500, um turboélice regional desenvolvido pela empresa franco-italiana ATR. Antes chamada Passaredo Linhas Aéreas, a empresa foi fundada em 1995, em Ribeirão Preto (SP), e enfrentou dificuldades financeiras ao longo de sua história. Divulgação/Voepass O avião da Voepass que caiu nesta sexta-feira (9/8) em Vinhedo, no interior de São Paulo, tinha 14 anos de fabricação e era de um modelo conhecido no mundo da aviação por sua capacidade de operar em aeroportos de pista curta e de difícil acesso no Brasil e em outras partes do mundo, especialmente na Ásia. Acompanhe mais notícias sobre a tragédia no canal do g1 Campinas Foi lá, inclusive, que a empresa registrou acidentes envolvendo aeronaves semelhantes ao da Voepass. O avião que caiu em Vinhedo era do modelo ATR 72-500, um turboélice regional desenvolvido pela empresa franco-italiana ATR. A empresa é uma joint venture entre um braço da Airbus e a empresa italiana Leonardo, que atua no ramo de transportes aéreos e ferroviários. Ele pertence a uma "família" de aeronaves conhecida como ATR-72. De acordo com a companhia, pelo menos 1.000 aeronaves desse tipo já foram vendidas em diferentes configurações. Na sua configuração padrão, ele tem capacidade para 72 assentos, sendo 68 para passageiros e o restante para a tripulação. De acordo com a ATR, ele tem 27 metros de comprimento, 27 de largura (envergadura das asas) e 7,6 metros de altura. AO VIVO: Acompanhe atualizações da queda de avião em Vinhedo De acordo com o fabricante, a velocidade de cruzeiro do ATR-72-500 é de 511 quilômetros por hora e sua autonomia de voo é de 1.324 quilômetros. ?? o suficiente para voar com segurança entre cidades como Cascavel e São Paulo, distantes aproximadamente 700 quilômetros. Por ser um turboélice, sua velocidade de cruzeiro é menor que a de aeronaves a jato, como aeronaves da Boeing, Airbus ou da Embraer que podem chegar a aproximadamente 900 quilômetros por hora. Diferentemente da maior parte das aeronaves comerciais a jato, o ATR-72-500 e as demais aeronaves da mesma família tem suas asas acopladas à parte superior da fuselagem e não na parte inferior. Ainda de acordo com um comunicado divulgado pela companhia, a fabricação dos ATR-72-500 foi encerrada em 2012, dando lugar a uma nova família de aeronaves, os ATR-62. Prefeitura de Vinhedo diz que não há sobreviventes na queda de avião No mundo, um dos principais focos da ATR é o mercado asiático. Três dos seus cinco escritórios comerciais ficam na Ásia: Cingapura, China e Japão. Além disso, a empresa também mantém um escritório de suporte na Índia. No Brasil, aeronaves como o ATR-72-500 vêm sendo utilizadas em voos comerciais mais curtos e operando em aeroportos de pequeno e médio porte, como aqueles localizados no interior do Paraná, São Paulo e Estados do Nordeste, Centro-Oeste e Norte. De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além da Passaredo, aeronaves fabricadas pela ATR também são utilizadas por companhias como a Azul Linhas Aéreas, MAP Linhas Aéreas (uma empresa que opera na região Norte) e Total Linhas Aéreas. Na tarde desta sexta-feira, a ATR divulgou uma nota sobre o acidente em Vinhedo. "Nossos primeiros pensamentos estão com todos os indivíduos afetados por este evento. Especialistas da ATR estão totalmente engajados em dar suporte tanto para a investigação quanto para o cliente", disse a empresa. Vídeo mostra queda de avião em Vinhedo Acidentes levaram Taiwan a suspender voos de modelo Apesar de ser tido como confiável em aeroportos de pequeno e médio portes, acidentes envolvendo aeronaves da ATR fizeram com que o governo de Taiwan chegasse a suspender, temporariamente, os voos de aviões dos modelos ATR-72 e ATR-42, uma outra família de aeronaves da fabricante europeia. Em julho de 2014, um avião do modelo ATR-71-500 operado pela TransAsia Airways caiu ao se aproximar do aeroporto de Magong, em Taiwan. Das 58 pessoas a bordo, 48 morreram. Sete meses depois, em fevereiro de 2015, um outro acidente, desta vez com um ATR-72-600, também abalou Taiwan. Pouco depois de decolar da capital, Taipei, o avião perdeu força e caiu sobre um viaduto antes de chegar a um rio. Das 58 pessoas à bordo, 15 sobreviveram. Logo após esses acidentes, a Autoridade Civil Aeroespacial de Taiwan, responsável por regular a aviação civil no país, suspendeu os voos envolvendo aeronaves semelhantes. Os relatórios sobre o primeiro caso apontaram que o acidente foi causado por uma combinação de falha humana e condições climáticas severas. No segundo caso, as causas prováveis do acidente foram uma falha no funcionamento de uma das turbinas associada a falhas na condução do problema por parte da tripulação. LEIA TAMB??M: 'Tragédia aérea no Brasil': imprensa internacional repercute queda de avião com 62 pessoas a bordo em Vinhedo Avião que caiu em Vinhedo (SP) fez curva brusca e caiu quase 4 mil metros em 1 minuto; VEJA TRAJET??RIA Veja VÍDEOS do acidente aéreo em Vinhedo
Fonte: g1.globo.com
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