O parlamentar perdeu a cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A decisão foi publicada no Diário Oficial da Casa legislativa.
Manaus (AM) " Antônio Peixoto do Partido Agir36 foi cassado do cargo de vereador. O parlamentar perdeu a cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta quinta-feira (4), às vésperas do fechamento da janela partidária. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Casa legislativa.
A cassação do agora ex-vereador Peixoto se deu porque o Agir, antigo Partido Trabalhista Cristão, que o elegeu em 2020, com apenas 2.450 votos, é acusado de praticar fraude na cota de gênero e com isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) manteve a cassação dele.
Conforme o TRE-AM, o partido fraudou a cota de gênero nas Eleições Municipais de 2020, uma vez que uma das 18 candidatas da sigla não teve nenhum voto nas urnas " nem o dela próprio " e também não realizou atos de campanha. Conforme a legislação eleitoral vigente, cada partido deve ter pelo menos 30% de candidaturas femininas em eleições proporcionais.
Com isso, Isaac Tayah, autor da ação na Justiça Eleitoral do Amazonas contra Peixoto, em 2020, assume a vaga em aberto.